Blog

O que é a iluminação inteligente?

O que é a iluminação inteligente

Nas últimas décadas, temos assistido à aparição de um grande número de avanços tecnológicos. Estes têm sido responsáveis ​​por trazer inúmeras melhorias ao nosso estilo de vida e a iluminação inteligente, em nossa casa, é uma delas. Por outro lado, têm sido uma porta importante para quem deseja ter um toque especial no seu dia-a-dia. Esses avanços também estão atrelados às formas de geração e consumo de energia elétrica, tornando-os cada vez mais seguros e ajudando o nosso planeta. Podemos até apreciar o uso de novas tecnologias para nossa casa, projetadas para aumentar nosso conforto.

Que tendências tecnológicas podemos adaptar em nossa casa?

Dentro de uma casa, podemos realizar diferentes reformas e ajustar diferentes projetos. Hoje em dia, o uso de lâmpadas LED inteligentes é comum, pois costumam agregar muito valor aos espaços dos nossos cômodos. Além disso, é frequente encontrarmos outros tipos de tecnologias, tornando a nossa casa muito bem equipada e posicionada dentro da categoria Smart Home. Estes, em geral, combinam muitos aspectos bastante interessantes para proporcionar o conforto que você procura.

Também podemos escolher as fitas de LED que contêm drivers digitais, micro-circuitos que controlam seu funcionamento. Em comparação com fitas de LED comuns, os drivers de fita de LED inteligentes permitem que você controle cada um dos diodos de LED separadamente. Para controlar este tipo de tira, é necessário um controlador digital de LED, que pode ser online ou offline. Os controladores digitais podem ser programáveis, controlados remotamente ou ter efeitos musicais.

Atualmente, existem vários modelos de fitas de LED inteligentes, por exemplo, as fitas de LED WS2801, WS2811, WS2812B, WS2813, etc. Dê um toque moderno e destaque a estrutura de qualquer sala com essas fitas de LED inovadoras.

Que vantagens tem o uso da iluminação inteligente

O uso de lâmpadas LED nos designs atuais é muito apreciado e cada vez mais considerado. Geralmente é aquele toque indispensável que tanto queremos exibir em nosso lar e que nos traz grandes benefícios. Por fim, oferecem vantagens em termos de desempenho e consumo, em relação aos seus semelhantes. As luzes inteligentes usam lâmpadas CFL ou LED em vez de lâmpadas incandescentes, com fácil personalização do uso da luz e configurações de todos os tipos. Os especialistas em automação residencial chegaram à conclusão de que o uso desse tipo de iluminação em uma casa média pode trazer economia na fatura de eletricidade e ainda outras contribuições que farão você se sentir muito confortável.

Que vantagens poderá trazer o uso da iluminação inteligente?

Entre as vantagens mais marcantes para sua utilização, podemos encontrar:

Baixo consumo de energia: a implementação de iluminação inteligente, permite que as luzes se apaguem automaticamente de uma divisão, seja por horário, presença ou encerramento programado. Isso os impedirá de permanecer devido a algum descuido ou esquecimento evitando contas altas de energia.

Poupança de tempo: a sua utilização evita incômodos e ter que percorrer todo o quarto para se certificar de que está tudo desligado. Além do mais, as luzes são geralmente conectadas a chaves eletrônicas ou aplicativos móveis que permitem que você desligue todas elas de forma rápida e fácil.

Adaptação da iluminação com base nas necessidades que pretendemos. Podemos variar a intensidade, o tempo em que ficam ligadas ou desligadas, mudar a cor, aumentar a velocidade das fitas de LED.

Pode a iluminação inteligente ser útil na segurança de uma casa inteligente?

Claro que sim. Dependendo da programação atribuída que lhe seja atribuída, algumas funções específicas podem ser fornecidas, tais como:

Função de segurança: quando a casa está sozinha ou alguém entra inesperadamente, pode ser ativada uma função de piscar na zona pretendida para emitir um sinal visual e de reconhecimento rápido. Além disso, este tipo de modo pode ser vinculado à campainha, ou seja, se você estiver em um local onde o som dela não chega, as luzes podem piscar como uma indicação.

Apesar disso, alguns usuários tendem a utilizá-los dentro de relógios com despertador, pois combinam intensidade, cores e piscadas para poder acordar do sono. Tudo depende da utilização que se pretende dar e da criatividade que possui.

Como se faz para se controlar as luzes LED inteligentes?

Quando se trata de automação residencial, existem no mercado diferentes marcas e softwares desenvolvidos para oferecer todo o necessário para a obtenção de uma casa inteligente. Entre os mais populares que podemos encontrar, destaca-se o assistente de voz desenvolvido pela Amazon, Alexa. Com ele, você pode configurar facilmente seus diversos equipamentos e adaptá-los às suas necessidades para que sua casa se adapte às suas necessidades. Por outro lado, dispõe de outros meios como o Google Home, que cumpre as mesmas funções que o referido anteriormente. Adapta-se facilmente a qualquer necessidade. Isso possibilita deixar de lado as chaves eletrônicas e tornar cada vez mais frequente o uso de dispositivos móveis ou computadores nos projetos de automação residencial.

Resumindo, as oportunidades que a tecnologia traz consigo são uma das centenas que poderíamos imaginar. Basta adaptá-lo às nossas necessidades e aproveitá-lo ao máximo. Além disso, a quantidade de artefatos e assistentes que podemos encontrar é extensa. Embora seja essencial em qualquer casa baseada na tecnologia, a presença de iluminação inteligente. Isso vai dar um visual bem bacana e único à sua casa, permitindo que você os ajuste de diferentes formas e prazeres, facilitando e melhorando sua instância.

 

Predimóvel. Especialistas em apartamentos na planta RJ.

Compartilhe

Posts Recentes

plugins premium WordPress
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá! Como posso ajudar?