Blog

Algumas dicas importantes para uma mudança de casa mais simples

Algumas dicas importantes para uma mudança de casa mais simples

Contar com bons conselhos sobre mudança é importante quando se muda de uma casa para outra. Saber o que se deve fazer primeiro e depois, é imprescindível: como organizar e embalar as coisas, como etiquetá-las ou até como desempacotar os seus objetos quando você chegar em sua nova casa, reduz o estresse, economiza energia, evita quebras e permite que você se instale e o mais rapidamente.

Mudança: conselhos básicos

Se você decidiu comprar, vender ou alugar um imóvel, deve seguir alguns passos para que sua mudança decorra de forma mais simples e organizada. Caso contrário pode se tornar em um pesadelo que pode durar. Fique com algumas das nossas dicas de mudança.

Antes da mudança

Não deixe que tudo aconteça espontaneamente. Esta é uma das dicas essenciais para começar sua mudança. O verbo mais importante durante esta fase é este: planejar. Se você planejar tudo bem, a mudança fluirá naturalmente e sem imprevistos excessivos.

Portanto, planeje o máximo possível:

  • Limpar a casa antes de se mudar e vender ou descartar tudo o que você realmente não precisa.
  • Escolher embalagens adequadas que protejam as coisas e ao mesmo tempo não pesem muito (por exemplo, caixas de papelão resistentes).
  • Organize as embalagens das caixas por ordem: primeiro a cozinha, depois o quarto, e assim sucessivamente.
  • Que coisas devem ser embaladas juntas.
  • Quem fará a mudança.
  • Com quem você vai deixar as crianças e os animais de estimação durante o processo.
  • Organizar a rescisão do contrato de telecomunicações, energia elétrica e gás.

Durante o processo de mudança

A segunda parte deste processo flui corretamente se tudo tiver sido bem planejado e executado. Uma mudança pode ser algo caótico, mas que pode correr bem se a tivermos planejado bem.

Se não tem gente suficiente ou as que tem à sua disposição não podem exercer demasiada força, talvez seja melhor contratar uma empresa de mudanças. Isso poupará um esforço considerável.

Quanto maior for a distância entre a sua casa antiga e a sua nova casa, mais cómodo será contratar pessoal especializado para efetuar o transporte dos seus bens sem percalços já que estas empresas dispõem de viaturas especialmente preparadas para tal.

Depois da mudança

Se chegou até aqui significa que as duas etapas anteriores foram bem sucedidas. Nesta fase, outro conselho importante de mudança derivado da anterior é desempacotar de forma ordenada, começando pelos cômodos mais importantes: a cozinha, o banheiro, os quartos, etc. Você deve levar as coisas com calma e prazer, e isso permitirá que você viva com alegria o momento de se instalar em seu novo lar.

Em caso de reformas na nossa casa…

Se você vai pintar, reformar, construir ou fazer qualquer tipo de modificação na nova casa, é melhor fazê-lo antes da mudança. Enquanto a nova casa estiver totalmente vazia, é o momento ideal para avançar com as reformas.

É também o momento ideal para contratar serviços básicos importantes, como água, eletricidade, gás e ainda o seu plano de tv net voz. No entanto, o ideal é que a nova casa já tenha esses serviços antes de se mudar de vez.

Além disso, se precisar de móveis ou eletrodomésticos novos, é melhor levá-los diretamente para a nova casa.

Como lidar e superar com o estresse da mudança?

Quando questionado sobre como superar o estresse de uma mudança, pense também em como evitar gerá-lo. Você pode evitar o estresse dessa forma.

  • Se você planejar bem a mudança e não deixar tudo correr tão espontaneamente.
  • Se cumprir a ordem planejada, haverá espaço para alguma improvisação.
  • Se tem filhos, pode ser melhor deixá-los em casa dos seus pais ou com outro membro da família, para que fique mais tranquilo durante a mudança de casa. Se não puder fazer isso, programe atividades para mantê-los ocupados enquanto os adultos preparam a mudança.
  • Se você embalar bem aquilo que é mais frágil, irá evitar a quebra de coisas valiosas ou caras.

 

Qual é a melhor ordem para desempacotar e arrumar? Desempacotar na nova casa e colocar tudo em seu novo lugar é possivelmente a etapa mais agradável da mudança. Mas é melhor fazê-lo em uma ordem conveniente, para evitar o estresse.

Você sempre terá um pouco de estresse ao se mudar, pois quase tudo que é novo gera um certo nível de estresse que é até conveniente para estar alerta durante o processo. Começar uma nova vida com a nova casa, novas rotinas, vizinhos, talvez novas escolas para as crianças, novos espaços para descobrir e conhecer… tudo isso pode gerar aquele “friozinho” no estômago, mas é normal…

Portanto, vá com calma e reserve um tempo livre na sua agenda. Algo que pode ajudar: se você costuma curtir música, o melhor a fazer é desempacotar tudo com música. Isso certamente irá reduzir o estresse ou fazer com que termine completamente. E dar um passeio pelas redondezas também pode ajudar bastante.

Talvez seja conveniente descansar antes de continuar

Por fim, para evitar estresse de desfazer as malas e caixas, sugerimos que, se possível, descanse um pouco antes de fazer isso, ou mesmo fazer uma sesta. Não se imponha terminar tudo no mesmo dia, pois pode ser impossível. Dentre as dicas para fazer uma mudança, é preciso reiterar que o faça com a maior calma possível.

Claro, é melhor terminar o mais rápido possível, mas que esse “terminar o mais rápido possível”seja sensato e não gere ansiedade. E outra coisa: tenha o prazer de escolher detalhadamente a disposição e localização das coisas no novo espaço, pois independente do tempo que ficar nesse apartamento, o importante é que esteja confortável.

Desempacotar e organizar os objetos

Por exemplo, comece desempacotando as coisas na cozinha, pois é um dos cômodos mais importantes da casa, e assim já pode cozinhar, mesmo sem ter conseguido desempacotar outras coisas importantes. As louças, os utensílios de cozinha, os eletrodomésticos, a mesa, e ainda a comida que trouxe, devem estar organizadas.

Deve seguir ordem lógica de funcionalidade, e iniciar o processo de desempacotar as coisas dos quartos, como as camas e alguma roupa. Depois disso você pode desempacotar as coisas no banheiro. Por fim, virá o desempacotamento da maioria dos espaços de lazer, como a sala ou o jardim.

Conclusões

Nesse momento, já tem muitas dicas importantes para fazer uma mudança de sucesso. Você já sabe que a organização durante a mudança é importante e que, se planejar bem, as etapas seguintes funcionarão corretamente, seja a mudança em si ou o processo de desempacotamento e acomodação na nova casa.

 

Predimovel. Especialistas em apartamentos na planta RJ.

Compartilhe

Posts Recentes

plugins premium WordPress
Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá! Como posso ajudar?